Windows 11 é lançado pela Microsoft com novo visual e loja de aplicativos da Amazon
A Microsoft lançou o Windows 11 nesta quinta-feira (24), revelando as inovações do sistema operacional, incluindo uma colaboração com a Amazon para uma loja de aplicativos. A empresa já possui uma loja de aplicativos Android, que agora será acessível em computadores.
A atualização do software, conforme afirmado pela Microsoft, busca reposicionar o sistema operacional em uma era em que a interação das pessoas com a tecnologia é dominada pelo uso de aplicativos. Além dos aplicativos nativos do Windows, os usuários terão a opção de instalar aplicativos Android da vasta seleção oferecida pela Amazon em seus PCs.
A parceria com a Amazon disponibiliza facilmente aplicativos como TikTok e Uber para acesso direto no computador, expandindo as opções disponíveis aos usuários. O Windows 11 também inclui o Teams, um conjunto de softwares de colaboração no trabalho, refletindo a expectativa de que o trabalho híbrido continue sendo uma tendência duradoura.
Enquanto isso, a Microsoft anunciou ter atingido uma capitalização de mercado superior a US$ 2 trilhões pela primeira vez na terça-feira, 22, brevemente se juntando à Apple nesse patamar. Apesar de não deter mais o software dominante no mercado, a empresa registrou vendas relacionadas ao Windows de US$ 22,3 bilhões no último ano financeiro, representando um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Quanto à disponibilidade do Windows 11, ele será pré-instalado em novos PCs adquiridos durante a temporada de compras natalinas deste ano e estará disponível como uma atualização gratuita para os usuários existentes do Windows 10, desde que seus PCs atendam aos requisitos de hardware necessários.